Carnaval de Torres Vedras com 500 mil foliões em 6 dias

Rei do Carnaval CTV Carnaval de Torres Vedras

Carnaval de Torres Vedras com cerca de 500 mil foliões em 6 dias

 

“O São Pedro ameaçou, mas a folia ”falou” mais alto e o Carnaval de Torres Vedras voltou a ser um sucesso, com cerca de 500 mil pessoas que encheram as ruas da cidade.”.

O Carnaval de Torres Vedras em números:

Corso Escolar: cerca de 9000 participantes (do ensino pré-escolar ao ensino secundário) de 132 estabelecimentos de ensino inscritos.

O corso ainda saiu, mas o agravamento das condições meteorológicas não permitiu dar-lhe continuidade (ver artigo).

Baile de Máscaras Tradição: cerca de 950 foliões seniores de Torres Vedras e dos concelhos vizinhos, de Mafra, Sobral de Monte Agraço, Lourinhã e Odivelas.

Grupos de mascarados: 36 grupos de mascarados, com cerca de 1600 participantes.
Os vencedores deste ano foram: “As Robertas — Os prisioneiros da Liberdade”, “Ribeirinhas” e “Abril’Us Todos” (ver artigo com todos os vencedores).

Carros alegóricos: 6 carros alegóricos
Retomou-se a tradição da votação do público no carro alegórico preferido e o eleito foi a “Cagada Global”, que retratava a política internacional, onde líderes mundiais priorizam interesses egoístas e lucros ilícitos provenientes da guerra, ignorando o sofrimento humano (ver artigo sobre carros alegóricos).

Corso Trapalhão: O corso no qual não há restrições, contou este ano com 15 carros espontâneos.

Concurso de “matrafona”: com 52 concorrentes que tentaram a sua sorte, com os saltos altos, as minissaias e as perucas.
Os vencedores foram: “Miss Mini Matrafona 2025” — Rodrigo Garrancho, “Miss Matrafona 2025” — Nuno Nogueira e “Miss Madura 2025”: Gilberto Fonseca (ver artigo com todos os vencedores).

Ao nível da segurança e do socorro 1500 profissionais de segurança, saúde e socorro marcaram presença ao longo dos seis dias de evento e foram dando resposta às ocorrências relacionadas com cuidados de saúde.

Foram instaladas 16 câmaras de videovigilância e criou-se um Posto Médico Avançado na Expotorres, com médicos e enfermeiros.

Reis do Carnaval, associações carnavalescas, grupos de mascarados, matrafonas, cabeçudos, zés-pereiras, bombos, cavalinhos, gaiteiros e as majorettes de Wellington (cidade geminada com Torres Vedras) marcaram presença desde a Chegada e Entronização dos Reis até ao Enterro do Entrudo.

Devido às condições meteorológicas, o Enterro do Entrudo foi adiado (ver artigo) por uma noite, tendo-se realizado na noite de ontem.

Terminadas que estão as festividades carnavalescas deste ano, sabe-se já que em 2026, o Carnaval de Torres Vedras se realizará entre 13 e 18 de fevereiro.

[Imagem: Carnaval de Torres Vedras]

Partilhe o Artigo

Leia também

Comentário